Fuzis, metralhadoras e submetralhadoras

Fuzil




Fuzil é a designação usada para armas de fogo portáteis, de cano longo (maior que 48 cm). Podem ser de repetição, semi-automáticos ou totalmente automáticos. Também podem ser usados os termos "rifle" ou "refle", palavras tomadas da língua inglesa.
A denominação "fuzil" tem origem no nome da peça metálica das antigas espingardas de pederneira que, percutida pelo silex (pederneira), produzia a faísca que originava a deflagração, produzindo o disparo do projétil. A palavra "fuzil" acabou por ser utilizada para designar, não apenas a peça metálica, mas toda a arma em si.
O termo nunca foi muito utilizado na língua portuguesa se não no meio militar, sendo no meio civil usada preferencialmente a designação "espingarda", o que é errado. Contudo, no final do século XIX, no Brasil, em virtude da influência militar francesa neste país, o termo começou a ser usado para designar as armas longas de cano de alma raiada. Já em Portugal, o termo "fuzil" continuou a ser raramente utilizado.
A diferença entre "fuzil" e "carabina" é apenas o tamanho do cano, tendo a "carabina" cano menor que 48cm. Tanto o "fuzil" quanto a "carabina" tem o cano com alma raiada, sendo por definição "espingarda" a arma de fogo de cano longo com alma lisa.
rifle Brasileiro tem como arma padrão FN FAL apesar de a Imbel já estar desenvolvendo o IA-2 (semelhante ao FN SCAR) que tem como objetivo substituir o FAL nas Forças Armadas do Brasil.
O fuzil americano M16 foi usado como padrão pelo exercito estadunidense durante Guerra Fria e na guerra do Vietname, e ele competia com o AK-47 russo, desenvolvido por Mikhail Kalashnikov. O AK-47 é muito visto hoje em dia principalmente em mãos de terroristas e rebeldes, isso se dá pelo fato de ser um fuzil rústico barato e muito fabricado pela Rússia durante a guerra fria e muito vendido clandestinamente, com ênfase em países africanos que os usam até hoje.

Metralhadora



metralhadora uma arma de fogo automática1 projetada para disparar tiros sucessivos rapidamente a partir de um cinto de munição, que são vários cartuchos presos entre si, ou de um carregador. Geralmente, a taxa de tiros por minuto de uma metralhadora comum é de várias centenas. Seu funcionamento é, em alguns pontos, similar ao de um revólver.2 3 É considerada uma das mais importantes tecnologias do século XX, tendo sido fundamental durante a primeira e segunda Guerra Mundial.2
As metralhadoras geralmente são classificadas em três categorias: metralhadoras propriamente ditas, submetralhadoras ecanhões automáticos. Uma metralhadora tem a característica de ser até certo ponto portátil, usada preferencialmente com o auxílio de um bipé ou outro suporte aplicável e ser leve e pequena, podendo ser usada sem apoios, tal como um rifle. Geralmente, metralhadoras são usadas em guerras ou ações policiais de grande porte. Submetralhadoras são projetadas para serem mais leves e portáteis que as metralhadoras. Elas são armas de mão e têm curto alcance, geralmente usadas para defesa pessoal. A diferença entre metralhadoras e canhões automáticos baseia-se no seu calibre: metralhadoras com calibre superior a 16 mm são consideradas canhões automáticos.4
Pela lei que regula a produção e porte de armas nos Estados Unidos, uma metralhadora é um termo técnico usado para armas de fogo totalmente automáticas e também para componentes que modifiquem uma arma de fogo existente ao tornarem o seu funcionamento similar ao de uma arma automática.

submetralhadora



Pistola-metralhadorasubmetralhadora ou metralhadora de mão, é uma arma semi-automática ou automática de tamanho reduzido para uso de mão, sem fixação por tripé, utilizando um calibre usual das pistolas, como o 9 mm e o .40 S&W. A utilização mais adequada é em tiro instintivo a pequenas distâncias, visto que sua precisão é prejudicada pela elevada cadência de tiro.
A denominação "pistola-metralhadora" é mais comum em Portugal e as denominações metralhadora de mão (terminologia militar) ousubmetralhadora (mídia) no Brasil. No passado, algumas variantes deste tipo de armas eram denominadas "carabinas metralhadoras", "mosquetes automáticos" ou "mosquetes-metralhadores".
Em certos países, sobretudo nos EUA, as armas automáticas compactas são, ocasionalmente, subdivididas, conforme o seu tamanho, em pistolas metralhadoras (machine pistols), submetralhadoras (submachine guns) ou carabinas metralhadoras (machine carbines). Quando é feita esta divisão, o termo "pistola metralhadora" refere-se às armas mais pequenas (normalmente do tamanho de pistolas convencionais com o carregador inserido no punho), sendo a denominação "carabina metralhadora" empregada na Grã-Bretanha e "submetralhadora" nos Estados Unidos para as armas de maior tamanho. A Itália e o Brasil, antes da Segunda Guerra Mundial, utilizaram também os termos, hoje em desuso, "mosquete automático" ou "mosquete-metralhador" para definir esta classe de armamento.
Em Portugal essa distinção nunca é feita, sendo todas as armas automáticas compactas denominadas "pistolas-metralhadoras".
No Brasil todas essas armas são chamadas de "submetralhadora" ou "metralhadora de mão", sendo reservado o termo "pistola-metralhadora" apenas para armas automáticas com dimensões próximas às de uma pistola convencional, como a norte-americana Ingram MAC-10, alemã Mauser Schnellfeuer, a russa Steckin, a israelense Micro-UZI e a italiana Beretta 93R.


2 comentários:

  1. Excelente matéria, me ajudou muito, só não entendi a diferença de fuzil de assalto e metralhadora, afinal ambas são armas de cano longo, com alta cadência de tiros e que possuem o objetivo de serem portáteis. Apesar que sei que metralhadoras em muitos casos usam cinto de munição (e por isso fazem mais disparos antes de precisar recarregar), possuem cadência de tiros mais alta que os fuzis e são mais caras, acho que mais pesadas também.

    ResponderExcluir
  2. As metralhadoras não foram criadas com o intuito de serem portáteis, apesar de possuírem essa possibilidade, mesmo sendo muito pesadas. Os fuzis de assalto são armas que possuem a mobilidade de um fuzil e o poder de fogo de uma metralhadora, com a diferença da cadência de tiro. Diferem-se das submetralhadoras no quesito de precisão, pois os fuzis de assalto possuem a alternativa de uso auto e semi

    ResponderExcluir